segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Rio, eu gosto de você

Eu sou daqueles professores que acredito em educação por projetos. Projetos socioculturais devem promover a relação entre COMUNIDADE, ESCOLA e CULTURA.

Eles também possibilitam a interdisciplinaridade dentro do ambiente escolar e geram um canal facilitado entre os interlocutores e o corpo discente. Por isso, criei na escola que trabalho um projeto chamado "Rio, gosto de você" que tem como objetivo aproximar os alunos da realidade positiva e negativa da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente do seu bairro e do seu entorno.

Os eventos descortinam a geografia, a história, as artes e a cultura, afora o cotidiano da cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro revelando seus meandros, gênese, expansão, simbologias e metamorfoses.

Tal iniciativa se insere no conjunto de medidas com vistas à promoção da auto-estima de sua gente em relação ao seu próprio universo vivido, convidando, igualmente, para essa ciranda empática, turistas brasileiros e estrangeiros.

O projeto procura resgatar o espaço urbano carioca, traduzindo, dessa forma, a cidade como um livro aberto a ser explicado, ampliando, assim, os domínios do conhecimento dos participantes sobre a própria geografia na qual criam, atuam e vivem.

Trata-se de uma maneira vibrante e direta de se aprender geografia e a vida de relações da cidade.

Abaixo, é possível assistir um vídeo feito pelos alunos com fotos tirados pelos mesmos e músicas alusivas à cidade escolhidas por eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário