De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira (LDB 9394/96), a Educação Física deve estar presente em todo o Ensino Básico, sendo componente curricular obrigatório da Educação Infantil ao Ensino Médio (LDB, art. 26, § 3º).
A respeito da formação profissional exigida para lecionar na educação básica, a referida lei admite nível superior, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental a modalidade Normal, oferecida em nível médio (Art. 62).
A partir disso, gera-se uma brecha na lei, possibilitando a atuação de dois profissionais nesta função. Temos a presença do professor generalista, com formação em curso Normal e/ou com nível superior em Pedagogia, ou o professor especialista, graduado em licenciatura plena em educação física, também em nível superior.
Sendo assim, torna-se necessário, portanto, uma discussão em âmbito acadêmico sobre quem deve ministrar as aulas de educação física nessas séries supracitadas. Torna-se relevante analisarmos a participação destes profissionais no que tange ao ensino da educação física. Afinal, existe um professor com maior capacidade para trabalhar os conteúdos da educação física da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental?
Será que você já parou para pensar nisso? Minha posição é a seguinte: se quisermos colocarmos a educação física num patamar igual às demais disciplinas, enfim, todo aquele discurso referente à educação física como um conhecimento dentro do ambiente escolar etc etc etc, eu vejo essa situação como algo que nos coloco como algo diferenciado, um apêndice.
Até porquê a professora generalista tem em sua formação obrigação de ministrar aulas de Educação Fìsica (Vejam o referencial curricular de pedagogia), assim como matemática, português, artes, ciências etc. Se não o faz, das duas uma: ou não se sente a vontade pra ministrar (o que nos levar a discutir então a formação desses profissionais) ou então a escola prefere um professor especialista como forma de marketing, isto é, demonstrar ao seus “clientes” que possui aulas de educação física (como se isso fosse um algo a mais… olha a educação física aí com apêndice….não falei?)
Na maioria das vezes a Educação Física nestes segmentos se torna um sinônimo de psicomotricidade e/ou de uma abordagem desenvolvimentista. Pode ser, por quê não? Mas aí fragmentamos a criança em corpo (educação física) e mente (portugues, matematica etc). Devemos pensar num trabalho unificado com ou sem professor de educação física dando aula nesse segmento, certo? E isso é difícil…. Mas isso é assunto pra um outro momento….
De qualquer forma, deixo como sugestão um plano de curso de educação física para educação infantil (Maternal, Jardim e Alfa). Confesso a vocês que nessa fase, temos que ser mais procedimentais mesmos e agir de forma psicomotora e desenvolvimentista. Não sou contra nenhuma concepção! Quero é dar aula e d forma coerente! Só isso!
Olá! Caro colega, sou professor das séries iniciais do ensino fudamental 1° ao 5°ano tenho dificuldade em encontrar os metodos paratrabalhar a educação fisica nessas séries, preciso de ajuda obrigado: Jaeliton
ResponderExcluirOlá Jaeliton, pena que vc não colocou seu email para lhe mandar mais informações.
ResponderExcluirSobre sua pergunta, postarei na semana que vem um planejamento sobre isso. Fique atento!
Abraços.
olá sou sou professora das series iniciais do ensino fundamental 1° ao 5°ano, se você puder peço sua ajuda com assuntos de educação fisica para dar na sala de aula e na quadra pois tenho poucos recursos na cidade em que moro...desde já obrigada!!!!Rosana,meu e-mail é rosa.gt11@hotmail.com
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirNo meu blog tem um plano para esta faixa etária. Confira lá. Acesse pelo link:
http://missaoprofessor.blogspot.com/2011/01/plano-de-curso-ensino-fundamental-i.html
Porém, acho importante dizer que cada escola tem um contexto social diferente e, portanto, deve-se fazer modificações necessárias, ok?
Aproveite!
adorei seu blog é excelente me ajudou muito,este ano estou ministrando aulas do jardim ao 6°na areá de educação física escolar se poder me dar mais algumas dicas ficarei muio grato....
ResponderExcluirblog show de bola. Tudo que eu estava procurando. Preciso de toda ajuda possivel, vou comecar a ministrar aulas a turmas de 1 ao 5° ano, tenho expereriencaia mesmo so com o ensino medio.Preciso de muita ajuda.Obrigado! Meu email é jeffersonpereiralopes@hotmail.com
ResponderExcluirJefferson, postarei posteriormente outras coisas sobre esse segmento. Sugiro você ler o livro "para ensinar educação física" da Suraya Darido. Abraços.
ResponderExcluirgostaria que você me ajudasse em exemplos para meu relatório de participação em educação física no ensino fundamental.Obrigado,aguardo.
ResponderExcluirOi Ronaldo, fico aberto ao que precisar, mas preciso de mais detalhes. abs.
ResponderExcluirolá, sou professora e queria dicas de atividades para crianças de 03 a 05 anos, precisando inovar as aulas... biabatata@hotmail.com!
ResponderExcluirOlá adorei o seu bloog, sou professora iniciante de educação fisica, estou ministrando aulas do ensino fundamental 1, de 1° ao 5°ano. Se possivel gostaria de receber algumas dicas e um plano anual, pois ainda estou com algumas dificuldades. Agradeço a sua atenção, o meu e-mail é adrianaapsouza@hotmail.com. Obrigada......
ResponderExcluirQuais dificuldades?
ExcluirGostaria de saber se vc tem alguns planos de aula e atividades recreativas para fazer na sala de aula, meu e-mail é adrianaapsouza@hotmail.com. Agradeço pois estou um pouco perdida..
ResponderExcluirPreciso de ajuda para trabalhar Educação Física com alunos do 5 ano. Obrigada desde já!
ResponderExcluirEstou à disposição. O que precisa?
ResponderExcluirQuais conteúdos posso trabalhar numa turma de 5 ano?
ExcluirNa disciplina de Ed. Física.
ExcluirDependerá do seu planejamento. Não sei o que busca nessa faixa etária. Depende também da escola, do espaço físico etc. Mas com alunos de 5o ano já é possível trabalhar jogos com regras mais elaboradas, por exemplo. É uma faixa etária que em pouco tempo eles entrarão na puberdade. Isso influencia também.
Excluirola td bem? como faço para manter na educaçao fisica,crianças ageis e crianças com dificuldades.pois as crianças que tem dificuldade não conssege acompanhar os alunos mais ageis.
ResponderExcluirOlá Marcia, na verdade isso dependerá do seu objetivo do planejamento. Você sempre terá nas suas turmas crianças mais e menos ágeis. Assim como o professor de matemática tem alunos com mais e menos facilidade em números. A questão é perceber se os menos ageis evoluíram comparado com o seu início. Não devemos comparar um aluno com o outro. As vezes, um aluno menos ágil evolui muito mais na agilidade do que o aluno mais ágil.
ResponderExcluirolá sou sou professora das series iniciais do ensino fundamental 1° ao 5°ano, se você puder peço sua ajuda com assuntos de educação fisica para dar na sala de aula e na quadra pois tenho poucos recursos na escola em que trabalho.clerianeda@bol.com.br
ResponderExcluir