segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Educação Física e Enem

Estamos próximos do fim do ano e, com ele, a chegada do vestibular e do Enem.

Não sei se todos já tomaram conhecimento, mas a nova diretriz para o Enem, que está substituindo o antigo e questionável vestibular, tem dizeres referentes à Educação Física, algo inovador e, ao meu ver, satisfatório. E é isso que gostaria de debater aqui neste momento.

Este novo Enem busca uma nova forma de ingressar na faculdade, ainda através de um processo seletivo, porém sem tanta decoreba e mais informãções relevantes e coerentes com a realidade do aluno, com interdisciplinaridade.
  
A inclusão da Educação Física dentro do Enem se dá atavés de tópicos relacionas a linguagem corporal. Vejamos:
  

Competência de área 3 – Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
H9 – Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
H10 – Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
H11 – Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

 Competência de área 4 – Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
H12 – Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.
H13 – Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

Assim. a Educação Física no Ensino Médio deve abordar esses temas para que o aluno possa estar preparado para essas cometências. O professor precisa, portanto, selecionar seus objetivos que apontam para isso. Não acredito que seja necessário sistematizar os conteúdos dentro da Educação Física. Cada escola deve ter sua autonomia e criar seu plano de ação.

O que fico feliz é saber que o MEC percebeu, finalmente, a importância dessas competências, ratificando isso colocando-a no Enem. Sabemos que no Brasil, tendo em vista o processo exclusivo e classificatório de educação, o que é importante é o que cai no vestibular. Assim, o Enem abre as portas para a “importância da Educação Física”.

A diretriz completa você pode baixar em: http://www.enem.inep.gov.br/pdf/Enem2009_matriz.pdf

2 comentários:

  1. Fala, Marcelo, td certo? Inicialmente pensei que fosse um comentário do craque do meio-campo alvinegro! hehehe. Coloquei teu blog nas indicações do meu. Vai aparecer no ENFEFE?
    Um abraço!

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  2. gostaria de ter acesso ao conteúdo, questões e respostas!?

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