sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O que se deve fazer no primeiro dia de aula?

Antes de decidir as atividades que vai desenvolver, pesquise quem são eles, a faixa de idade, seu histórico de desenvolvimento, o ano/série que vão cursar e verifique de quanto tempo dispõe.

É prudente planejar uma situação de conversas. Afinal, aula é espaço de interação, de interlocução, de diálogo. Se for possível, escolha um lugar da escola agradável para se sentarem em roda no chão. Nesse dia, você deve se apresentar, falar sobre sua formação, onde já trabalhou, por que escolheu dar aula. Também é preciso mostrar satisfação de conhecer a turma e apresentar suas expectativas em relação ao trabalho.

É natural que todos queiram se conhecer e saber o que vão estudar. Por isso, logo em seguida, inicie a apresentação da garotada. Divida o grupo em duplas, incluindo você. Um entrevista o outro, perguntando nome, preferências musicais, literárias, hobbies, sonhos, onde mora, o que planeja para o futuro etc. e depois cada entrevistador apresenta o colega para o grupo.

Esse primeiro dia pode também ser planejado por toda a equipe escolar com atividades variadas, como uma gincana e um lanche coletivo. O importante é dar à ocasião toda a atenção que ela merece, já que se trata do primeiro de muitos outros encontros. Deixe a apresentação detalhada do conteúdo e as combinações com a turma sobre as aulas (avaliação, tarefa de casa etc.) para o segundo dia de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário