sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Planejamento

Este blog começou no início do ano. Sendo assim, nada mais coerente do que iniciar os debates e as conversas falando sobre o planejamento anual que irá orientar cada professor ao longo do ano.
Pois bem, sou a favor de planejamentos! Principalmente, se estamos tratando de uma disciplina como a educação física que não possui uma diretriz que sistematiza os seus conteúdos, não possui livros didáticos etc. Se esta sistematização é boa ou ruim, não entrarei no mérito (pelo menos, neste momento…).
O que eu quero mostrar é que por anos e anos a Educação Física ficou “solta”, sem nenhuma orientação pedagógica. Diversas vertentes foram sendo criadas nesse bojo, sendo que nenhuma chegava a uma conclusão de fato. Talvez isso, tenha ocorrido pela imensidão que a educação física é (que bom!).
Isso é culpa de todos: de nós professores, das universidades (muitas vezes antiquadas), do nossos professores, da instituição escolar que não via (ou vê) a disciplina de forma relevante , da mídia e etc.
Sendo assim, qualquer professor que se preze deve fazer um planejamento que o oriente ao longo de suas aulas. Logicamente, ele pode mudar durante a jornada, mas pelo menos a espinha dorsal está pronta. Mas como fazê-lo?
Diversos pontos devem ser levados em consideração. Vejamos:
  1. Sugiro começar inicialmente analisando a escola na qual você está inserida, isto é, região urbana ou rural? Comunidade pobre ou elitizada? Escola laica ou católica? Ano dividido em bimestres ou trimestres? Muita ou pouca infra-estrutura? Turmas pequenas ou grandes? E por aí vai.
  2. Ele deve ir ao encontro do projeto político-pedagógico da escola.
  3. É interessante haver uma reunião pedagógica com toso os professores daquela série.
  4. Reunir-se também com os demais professores de educação física da escola (se houver).
  5. Ouvir seus alunos! Afinal, os maiores interessados nesse planejamento são eles.
Após ter levado esses pontos em consideração, o professor tem que estipular seus objetivos gerais e específicos. O primeiro trata-se de algo que você pretende alcançar num espaço longo, ao final de um bimestre, por exemplo. Já o segundo, trata-se de algo que você quer para o fim de uma aula, devendo ser mais simples.

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