sábado, 12 de fevereiro de 2011

Volta às aulas

Primeiro dia de aula esta semana.

Logo após o dia de trabalho, fui pra casa pensando e refletindo sobre aquele primeiro dia, analisando o que deu certo e o que deu errado. Resumidamente, ele foi ótimo: as turmas são boas, animadas, educadas etc. Sempre tem um ou outro que você já percebe que vai te dar um pouco mais de trabalho. Normal, né?

O que mais me intrigou nesse primeiro dia é perceber que a Educação Física convive com um dos MAIORES RANÇOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Para quem acha que a disciplina é algo fácil a ser ministrado, está redondamente enganado. Embora seja a matéria que os alunos achem a mais divertida e a mais prazerosa, ela convive com um nó extremamente sério e de difícil resolução.

Eu já sabia que a disciplina possuía entraves, só que desta vez percebi que não se tratava de uma simples dificuldade, mas, sim, tratava-se de uma enorme omissão histórica.

Primeiramente, imaginava começar o meu ano letivo indo até a sala de cada turma e iniciar a minha aula ali, me apresentando, dando boas-vindas a possíveis alunos novos, explicando o que faríamos aquele ano etc. Porém, fui surpreendido com os alunos correndo direto para a quadra da escola, procurando o professor (que era eu).

Em seguida, antes mesmo de me apresentar e acalmá-los, pedindo para que sentassem na arquibancada do campo do colégio, um aluno logo disse:

"Vai ser futebol hoje?"

Outro completou:
"Qual vai ser o time?"

E pra finalizar, o toque feminino:
"Vai ter queimado?"

Confesso que não esperava isso deles. Sei que os alunos são fissurados em futebol e queimado na escola, mas não imaginava isso antes mesmo de eu dizer "Bom dia". Ingênuo eu, não?

Taí um dos grandes ranços da escola!

Embora todos gostem muito de Educação Física, todos só querem futebol e/ou queimado. E o pior: futebol só pra meninos e queimado só para meninas.

Os motivos para esta configuração são vários. Após essa reflexão desta semana, chego a 3 justificativas e gostaria de dividir com todos. Vejamos:

1) A época Esportivista a partir da década de 70, utilizada pelo período militar do nosso país, onde o Brasil seria uma "potência mundial" e os atletas são os "soldados da nação".
        Só que o que mais me intriga é que tudo nessa vida tem fases, porém esta fase NÃO ACABA!!! Isso me leva a crer na segunda justificativa.

2) A disseminação da cultura do esporte através da mídia, ou melhor, a MONOCULTURA, já que os grandes veículos de massa so transmitem futebol. Com exceção das épocas de Olimpíada ou outro campeonato mundial (como o vôlei) e canais a cabo especializados em esporte.
        Além disso, as marcas e o apelo pelo o melhor produto de qualidade, associados a esportistas famosos, atrelam esta monocultura ao consumo, o que tende a aproximar o expectador do espetáculo.

3) Esse último ponto é o que mais me incomoda. Os alunos chegam até você "viciados" por essa monocultura que o professor de educação física alimenta ainda mais quando aplica apenas esta tal monocultura que destrói a Educação Física. Como os meus alunos vão se interessar pelo que eu quero apresentar a eles se eles só conhecem o futebol/queimado? Isso faz com que o meu trabalho seja mais difícil. Não que seja impossível, fazê-los gostar, porém o caminho torna-se mais tortuoso.

Não ache você que eu odeio futebol. Pelo contrário, eu amo! Sou vascaíno de coração, acompanho jogos etc. Porém, não sou refém dele. Tenho criticidade ao falar e jogar ele. E é isso que busco passar aos alunos.

Embora, todos amem a Educação Física, fazer algo inovador é motivo de desgosto, discussão e reclamação. Daí tem que surgir aquele professor "show man" para motivar os alunos àquela atividade "diferente".

Ah, sobre a minha primeira aula. Sabe o que eu fiz? Passei três vídeos na sala. Preciso dizer se eles gostaram? Lógico que não, né? Até eu começar a passar os vídeos....

Depois dos vídeos, de um grupo de 30 que não gostaram da ideia, passaram a ser 18. Após a apresentação do que teríamos nas aulas, o grupo se reduziu a 15.

Enfim, não consegui modificar todos, mas cheguei à METADE. Grande avanço, não?

Passo abaixo os vídeos para quem quiser usá-los.

Vamos à luta e pensem nisso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário