sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Especulação imobiliária: maior inimigo do lazer

Na esquina da Rua Muniz Barreto com a Rua São Clemente, em Botafogo (ao lado do Consulado Geral do Egito), havia uma praça com banquinhos, mesa para jogos de damas e xadrez, quadra esportiva e brinquedos para crianças. Porém, nos últimos dias esta praça foi coberta por tapumes de uma construtora imobiliária, o que nos leva a crer que a praça será substituída por um imóvel.
É importante alertar que o bairro em questão possui poucas praças públicas e pelo visto perderá mais uma que tem equipamentos de lazer. Este local ganhará mais um espigão que fará da paisagem do local um "mar de concreto".

No entanto, eu gostaria de saber se a Prefeitura por caso pediu autorização, informou ou fez alguma pesquisa de opinião com as pessoas que usufruem desta praça? Aonde os idosos irão se distrair nas manhãs? E onde as crianças irão jogar bola depois das aulas? Será que a prefeitura irá implementar outro local de lazer para substituir essa praça e suprir a carência e necessidade da população? Botafogo é um bairro de classe média, classe média-alta.

É possível que a maioria da população do bairro não use este local público para se distrair e divertir, já que deve usar outras formas de lazer (como clubes, por exemplo), só que o que mais choca é que esta parece ser a tônica dos bairros com especulação imobiliária gigantesca. Ao invés de investir em lazer e cuidar de tais equipamentos, prefere passar este terreno para a iniciativa privada. Assim, terá menos uma preocupação para resolver... O que fala mais alto é o dinheiro mesmo. Lastimável!

Eu sugiro que isto seja conteúdo obrigatório para turmas de Ensino Médio, principalmente se no bairro em que esta turma se localiza acontece este tipo de situação. A reflexão sobre equipamentos esportivos e sobre o fenômenos do lazer na atualidade, assim como a atuação dos órgãos públicos nesse setor são dever do professor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário