sábado, 21 de julho de 2012

O Esporte nas eleições para prefeitura do Rio

A intenção deste blog é promover alternativas por uma Educação Física diferenciada, que fuja das mesmices e superficialidades. Pois bem, perante o cenário atual da cidade que vivo, onde o ESPORTE, enquanto uma manifestação cultural impregnada pelos valores da era moderna, ocupa uma parte bastante visceral do cotidiano das pessoas, trás consigo as idiossincrasias de uma sociedade capitalista. Além disso, um olhar rápido pela cidade já permite constatar a desigualdade na distribuição dos bens materiais/culturais.

Vendo o esporte desta forma, queria relacioná-lo às eleições para prefeitura do Rio deste ano. Da forma como é dirigida cidade, isto é, atrelada a interesses econômicos, aliando-se à iniciativa privada, favorecendo empresas da construção civil e de transportes, 'leiloando' em lotes nosso território a grandes empresários etc etc etc, a paixão e alegria que o esporte traz é usada para 'hipnotizar' os cariocas e impedi-los de ver algo cruel e grave.

Como havi dito na minha última postagem, viver numa cidade de grandes eventos esportivos é um luxo só para quem tem dinheiro e/ou para quem tem pay-per-view. Além disso, as empreiteiras estão gastando muito com construções e mais construções de estádios, ginásios, autódromos etc para que num próximo evento, se faça reformas ou, até mesmo, demolir o que foi constrúido para construir de novo. É o caso do Maracanã que desde o Pan de 2007 tem passado por várias reformas (e cada vez custando mais...).

Atualmente, tenho tido muito interesse na militância política e venho aqui expor o meu voto ao Marcelo Freixo (PSOL). Não vejo ninguém tão bem esclarecido sobre a situação atual desta cidade. Não é possível que continuemos a lotear nossa cidade e aceitar o que tem sido feito pelo atual prefeito. A cidade não está melhor. Ela está apenas remodelada pelas construtoras e aí sim melhor... para os donos delas.

Votar em Freixo é considerar uma nova visão de organização urbana e moral.. Para muitos, isto é uma discussão longa e distante que não se faz necessário agora. Mas é de ordem crucial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário