sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Tchoukball: uma nova proposta para a Educação Física

Tomei conhecimento recentemente de um esporte novo no Brasil e que merece ser difundido nas aulas de Educação Física por diversos motivos:

1) Quebra o monopólio do "Quadrado Mágico" em nossas aulas - Futebol, Basquete, Vôlei e Handebol - abrindo a mente de nossos alunos para outros esportes coletivos;

2) As regras são fáceis;

3) Não tem contato físico;

4) Pode ser jogado de forma mista, com meninos e meninas;

5) Exercita habilidades físicas como arremesso, salto, apreensão de objetos, assim como a visão óculo-manual, agilidade, velocidade, visão periférica, entre outros.

Que esporte estou falando? É o TCHOUKBALL.

As regras são as seguintes:

* O jogador deve arremessar a bola numa pequena cama elástica (que fica dentro de uma área em formato de semi-círculo) a fim de recolchetear nela e cair no chão. Caso isso ocorra, é ponto do seu time. Porém o adversário pode pegar a bola e, assim, evitar que o time oponente faça o ponto.
* São permitidos apenas 3 passes entre os jogadores até o arremesso.

* São 7 jogadores em quadra, podendo ser homens e mulheres.

* Não existe um alvo específico para cada equipe como no futebol e no basquete, por exemplo. Ambos os times podem arremessar em qualquer cama elástica.

* A bola não pode cair no chão e não há QUALQUER contato físico.

Maiores detalhes, acesse www.tekokatu.com.br e tire possíveis dúvidas.



Minha experiência:

Ao apresentar este esporte na escola, eu contextualizei  aos alunos explicando que existem diversos outros esportes pelo mundo que são coletivos, diferente da realidade deles.

Além disso, eu busquei mostrar que um determinado jogo pode "crescer" e se tornar um esporte. E que qualquer pessoa pode criar um esporte. Basta ter regras instituídas, uma federação etc.

Lembrei que aquele futebol que os alunos jogam no recreio colocando mais jogadores para jogar, sem impedimento não é um esporte, mas, sim, um jogo de futebol.

E foi aí que apresentei o Tchoukball, falando um pouco de como ele foi criado, qual o seu objetivo e que já é jogado no Brasil, sendo nosso país o criador do Tchoukball de Areia, jogado muito na Praia de Copacabana.

As turmas de 9o ano inicialmente não gostaram da ideia, dizendo que seria chato, sem emoção por não ter contato físico etc. Após todos terem participado, percebi que eles jogaram com vontade, querendo ganhar (típico da idade deles, aproximadamente 14 anos).

Ao final da aula, perguntei o que eles acharam e a resposta foi basicamente a mesma:

"Legal, mas achei meio chato"
"Não tem graça não ter contato físico"
"Achei meio confuso"
E por aí vai...

Não queria obrigá-los a gostar daquele novo esporte. A proposta não era essa. Cada um tem o direito de gostar do esporte que quiser. Entretanto, busquei conscientizá-los de que foi "chato", "estranho" e "confuso" porque eles não estão acostumados a praticar aquilo e, acima de tudo, estão viciados aos mesmos jogos e esportes, com as mesmas características básicas: marcar, fazer faltas, acertar o mesmo alvo etc.

Confesso que não tive tempo no meu planejamento para dar outras aulas de Tchoukball. Dei apenas dois tempos de aula, mas vale a tentativa e a ampliação desta temática.

Foi surpreendente a  vontade deles e suas articulações com esta nova possibilidade. 

Vale a pena tentar!

Sugestões:

1) Na primeira experiência dos alunos, use uma bola de handebol (H1) ou de borracha (Penalty iniciação 10 ou 12) mais cheias do que o normal para aumentar a possibilidade de recolchete da bola na cama elástica.

2) Embora este esporte seja jogado por 7 pessoas por time, não é muito bom passar de 8 alunos por equipe. Caso contrário, muitos não participam do jogo, já que são apenas 3 passes.

3) Havendo dificuldade, permita que a bola caie no chão.

4) Use um mini-trampolim (parecido com aqueles de academia) e coloque-o inclinado apoiando num banco no meio da área de futsal/handebol à frente da balisa. Porém, as laterais ficam muito distantes e fora da angulação de arremesso. Assim, delimite a lateral da área com cones pequenos (do tipo "tartarugas").




Abaixo, segue uns vídeos para ver como é a movimentação do jogo.


3 comentários:

  1. Bom dia !Eu estou com dificuldade de encontrar algum lugar que venda o quadro de remissão.Você conhece algum lugar que venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço. Entre em contato pelo contato@tekokatu.com.br.

      Excluir
  2. Boa tarde professor, tudo bem? Parabéns pela iniciativa e gostaria de me colocar a disposição para ajudá-lo na implementação do esporte em sua escola. Aguardo seu contato. Archimedes (contato@tekokatu.com.br)

    ResponderExcluir