terça-feira, 10 de setembro de 2013

Quadras esportivas: uma análise do TCM

Recebi um documento do TCM - Tribunal de Contas do Rio de Janeiro - que analisa as condições das escolas do município do Rio de Janeiro em 2012.

No tocante à Educação Física, vale muito a pena ler a partir da página 29, onde o TCM conclui que as quadras esportivas das escolas municipais são insuficientes, ruins e em péssimas condições de uso.

Muitas escolas não possuem um espaço para as aulas.

Clique aqui e leia o documento completo.

domingo, 8 de setembro de 2013

Nota de falecimento do Prof. Vitor Marinho

Prezados colegas, faz tempo que não posto nada no blog. E também não queria postar algo triste, mas acredito que esta postagem vai soar como uma homenagem a um dos maiores autores da Educação Física Brasileira.

Conforme divulgado pelo Boletimef.org,

"É com muito pesar que comunico que, neste sábado, dia 7 de setembro de 2013, a Educação Física perde parte de sua história! Perdemos Vitor Marinho de Oliveira, professor e mestre de muitas gerações, autor do clássico "O que é Educação Física" de 1983. Comunista da velha guarda, seu legado ajudou a mudar os rumos da Educação Física brasileira!

Vitor, além de sua contribuição inestimável ao desenvolvimento da Educação Física, era sobretudo um humanista, carismático, carioca, apaixonado pelo Samba, tendo inclusive gravado algumas canções como esta que nos deixou de lembrança http://www.youtube.com/watch?v=voDK5rgjAQk

Além do vídeo compartilho com vocês uma seleção de fotos do Vitor:

Em anexo o posfácio de Vitor Marinho a segunda edição (2011) do livro "O que é Educação Física". Livro publicado em 1983 que se tornou um dos clássicos da Educação Física brasileira e que neste ano de 2013 completou 30 anos.

A nota do professor André Malina divulgada pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte https://www.facebook.com/cbce.dn/posts/426640060778189

Alguns dos artigos dele:

A resenha do último livro:

O esporte pode tudo: o livro síntese do intelectual Vitor Marinho http://boletimef.org/biblioteca/2941"