quinta-feira, 21 de junho de 2012

Como viver numa cidade de grandes eventos?

Jogos Panamericanos, Jogos Mundiais Militares, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Esses eventos fazem a alegria de qualquer admirador por esportes e recheiam as aulas de qualquer professor de educação física. Afinal, como ficar alheio a tantas atrações? A nossa cidade tem chamado atenção de todos por atrair inúmeros eventos. Se contarmos ainda eventos que não fazem parte da esfera esportiva como Rio+20, podemos dizer que moramos no 'centro da Terra'.

Porém, como professores não podemos levar à sala de aula apenas o lado saudável, positivo e divertido disso tudo que são as práticas esportivas, a oportunidade de conhecer novos esportes etc. Temos que ser realistas e coerentes com nossa profissão. A partir daí, analisemos o lado negativo da coisa e reconhecer que o Rio de Janeiro estã sendo vendido (sem aspas!) para grandes empresas privadas. A relação que o poder público tem com a iniciativa privada é de ceder nossa cidade sem a opinião pública, vide a linha 4 do metrô, as obras do Maracanã, o BRT Transoeste, entre outros.

Você sabia que após reformas para o Pan 2007 e o atual fechamento para a Copa de 2014, já pensam em outra reforma para 2016? Sabia que a Fifa lucra a cada Copa e a África do Sul teve um aumento do desemprego após sua Copa em 2010?

Devemos ou não abordar isso com nossos alunos? E função da Educação Física? Eu acho que sim, né? Chega de ficar em cima do muro e só 'praticar'. 

Eu vivo numa cidade de megaeventos com criticidade e sei que todo esse 'legado' que está nascendo não será para todos...

Posto um vídeo abaixo não levantando bandeiras partidárias, mas, sim, ideológicas. Mas uma coisa não está ligada à outra? Ah, acho que descobriram o meu voto então nas próximas eleições!