segunda-feira, 29 de abril de 2013

As escolas municipais da cidade-sede da Olimpíada

Desde 2007 estão sendo gastos muitos $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ com os Jogos Panamericanos, Jogos Mundiais Militares, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíada. Eu, como professor de educação física, por adorar esportes ficaria muito feliz com esses eventos em nossa cidade. Afinal, são acontecimentos que podem proporcionar de algum modo o interesse pela prática esportiva aos meus alunos e elaborar trabalhos interdisciplinares sobre o tema.

Entretanto, como servidor público, nada disso me chama atenção e pouco me faz querer ir a esses eventos, pois é de grande incoerência criar estes eventos enquanto que nossas escolas estão em péssimas condições estruturais. Isso porque pouquíssimas escolas possuem espaço minimamente satisfatório para aulas de educação física.

Atualmente, temos os Geo´s - Ginásisos experimentais olímpicos - que são escolas em tempo integral visando a prática de esportes. Nessas escolas - que atualmente são 3 em toda a cidade - tem de tudo: espaço físico, material e verba. Porém, as demais escolas - que são centenas - não possuem tanto assim... 

A reportagem abaixo mostra isso. Desde 2009, data da reportagem, pouco mudou e vamos caminhando para a Copa e Olimpíada como uma péssima estrutura para as aulas de educação física. Não que eu entenda que as aulas são sinônimos de esporte e que a escola tem que descobrir atletas. Longe disso. Só que eu entendo que os discursos feitos pelos governantes são exatamente esse e os próprios se vangloriam de dizer que estão trazendo para a cidade um 'marco' para a população. 

Afinal, fechar uma das melhores escolas públicas, demolir um dos pouquíssimos parques aquáticos e pistas de atletismo é a solução? E as outras escolas, como a da reportagem abaixo? Cadê o dinheiro para melhorá-las?