quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Enem 2012: questões relacionadas à Educação Física

Acabou o Enem e o que mais me interessa neste concurso são as questões que remetem à Educação Física. Recebi um email da professora Sabrina Lacerda, de Curitiba, comentando sobre as questões. E queria compartilhar minha opinião também sobre o assunto.

Segundo ela, chamou a sua atenção na prova a defesa e os comentários sobre a valorização da Educação Física com a inclusão de questões da disciplina no ENEM. Além disso, os temas Padrões de Beleza e Alienação do Futebol são questões importantes, como também os efeitos do exercícios no organismo do ser humano, todas abordadas na prova. Porém ela sentiu falta sobre mais conteúdos da Cultura Corporal.

As questões foram as 109, 110, 113 e 132.






Na minha opinião, as questões 109 e 110 demonstram relação direta com interpretação de textos. A 113 (futebol) e 132 (exercicio fisico) foram as que mais me agradaram, poi ao meu ver possuem conteúdos especificos da Educação Fisica, sendo esses os principais conteúdos que o aluno deve ter para solucionar a questão. Nas duas primeiras penso que a interpretação de texto é o recurso principal e o uso da temática "corpo" foi usada com pano de fundo e algo superficial.

Mas acho importante ressaltar que o que mais gostei foi a ausência de questões mais tecnicistas como ano passado. Não sei se todos lembram, mas tinha questão perguntando qual era o movimento que o jogador de vôlei fazia numa foto: saque, ataque ou defesa. Acho que isso é voltar ao vestibular antigo...

 O debate está aberto! Gostaria de ouvir mais opiniões sobre o assunto.