domingo, 6 de maio de 2012

Ciclovias cariocas

Transcrevo uma crônica feita por um leitor do jornal O Globo que desconheço o nome, porém já parabenizo o autor, pois resume bem a situação atual das ciclovias no Rio de Janeiro e mostra que NÃO PODEMOS engolir qualquer frase, propaganda ou notícia com sendo verdadeira, sem nos questionarmos. Vale a pena ler.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Existem umas coisas assim, inventadas num de repente, que me dão um susto. Como o Rio pode ser, ou passar a ser, assim numa frase e num instante, a "capital da bicicleta"? Como posso não me espantar? Logo eu, um ciclista insistente que usa a bicicleta para se deslocar umas vezes por necessidade, outras por lazer em fim de semana, e sempre passo por situações bastante arriscadas e muito perigosas. Como posso crer que isso vai seguir adiante e num milagre passarei a pedalar pela capital da bicicleta? Se o Rio vai passar a ser a capital da bicicleta, vê-se por aí que ninguém sabe e ninguém foi avisado.

Primeiro vamos considerar Rio de Janeiro como um todo, ou só se governa para a Orla da Zona Sul? Nosso Rio tem Botafogo, Bairro de Fátima, Centro, Tijuca, Méier, Madureira, São Cristóvão... E digo uma coisa: andar de bicicleta por esses bairros, como ando às vezes, é uma loucura.

Se a administração da cidade quiser, imagino que num prazo de 5 anos se obterá algum resultado positivo e real nessa direção e com custo baixo, mas serão necessário primeiro uns anúncios na mídia educando motoristas a respeito, porque o caso não são só os ciclistas e sim os motoristas, principalmente os dos ônibus (para variar...). Esses passam por mim a 20 cm sem diminuir a velocidade em nada. E ai do ciclista que cometer um erro nessas horas. É muitíssimo arriscado, só se gostando muito de andar de bicicleta.

Andar pelas calçadas ou pelas beiras da pista? Não é permitido andar de bicicleta pelas calçadas, mas é o que se faz na maioria das vezes, com o máximo de cuidado possível, já que pelas ruas é loucura absoluta. Muito arriscado, não recomendo para ninguém.

A prefeitura faz obras e obras e nenhuma ciclovia pela Zona Norte. Agora mesmo refez grande parte da calçada colada ao metrô da Praça da Bandeira e poderia muito bem iniciar a implantação de uma ciclovia junto à linha do trem que iria do Centro aos bairros do subúrbio. Refizeram todas as calçadas da Tijuca, na ruas Uruguai e Conde de Bonfim, e poderiam implantar aí também uma ciclovia na beirada, e nada foi feito. A estrada que vai de Cabo Frio a Búzios foi feita com uma ciclovia ao lado, apenas desenhada no chão e com sinalização, coisa baratíssima, e aqui no Rio nunca vi isso em nenhum lugar.

Portanto, gente, para o Rio ser capital da bicicleta só demos um passinho de nada, falta praticamente tudo. Abraços e boas pedaladas, mas com muito cuidado!