quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A influência da mídia: o exemplo do Handebol


Você sabia que neste mês de dezembro está acontencedo o primeiro Campeonato Mundial de Handebol realizado no Brasil?


Se você respondeu 'sim', tu és um privilegiado.
Se você respondeu 'não', não se preocupe, a maioria também não sabe e a culpa não é sua.
O Handebol é o esporte mais praticado nas escolas brasileiras, logo após o futebol. Pratica-se mais Handebol do que vôlei e basquete, por exemplo. Acredito que isso tem a ver com a sua fácil assimilação dos alunos, já que é jogado com as mãos, tem que acertar um alvo grande (a baliza), pode quicar e deixar a bola rolar no chão e permite 7 pessoas jogando num time.

Se o Brasil mesmo assim não é uma potência no esporte, não é por culpa dos professsores de educação física que atuam em escolas. É bom deixar isso bem claro! São por outros ínumeros motivos que não fazem desse país uma potência esportiva como, por exemplo, desvio de verbas nas confederações, falta de patrocínios etc.

Só que o que quero trazer para discussão é a falta de visibilidade desse esporte nos meios de comunicação.

Você já viu a Globo abordando o Handebol?
Você já assistiu alguma partida de Handebol pelo Sportv?
Já viu ou conhece algum jogador de Handebol que foi entrevistado pela Band?

O argumento dessas emissoras provavelmente será que não há audiência. Ora, só haverá audiência se as emissoras propagarem a prática daquele esporte. Se não houver espaço na mídia, ninguém saberá o que se trata aquele assunto!

E parecido com a recém-formado que busca emprego e dizem que ele não tem experiência. Como ele terá experiência se nunca dão o primeiro emprego a ele?

Mas então como há transmissão ao vivo de Rugby pelo Sportv? Por quê há transmissão ao vivo de Stock Car domingo de manhã? Por quê há transmissão de Fórmula Truck? Será porque existem interesses que permeiam isso tudo?

Quando isso acontece é em época de Olimpíada ou Panamericano que existe um apelo dessas mídias e que, mesmo assim, perde visibilidade para outros esportes.

Voltado a falar sobre o Mundial Feminino que ocorre em São Paulo até este domingo, dia 18/12, a seleção feminina brasileira chega às Quartas-de-finais e enfrentará hoje a Espanha por uma vaga na Semi-final. Se o Brasil vencer é a primeira vez na história que isso ocorrerá.

E ninguém fala nada??????

Enfim, quem quiser assistir o jogo hoje terá que acessar op site http://www.esporteinterativo.com.br/. Lá transmitirá ao vivo a partida dessas guerreiras brasileiras a partir das 19:45.