domingo, 23 de outubro de 2011

ENEM 2011

Neste último fim de semana, tivemos a prova do Enem. Divulgo abaixo a prova e as questões relacionadas à Educação Física, que fazem parte da área de linguagens.

Em outras postagens antigas, eu já havia colocado minha opinião sobre a inserção da EF no Enem e volto a repetir que acho válido a sua participação, por um único motivo: a legitima enquantro disciplina escolar dentro da escola, principalmente em épocas de crise e desvalorização que a EF vive no Ensino Médio

De fato, a prova do Enem está em processo de melhorias ano após ano e percebo como um avanço para o ingresso no ensino superior. Que é a fórmula perfeita, logicamente, não é. 

Voltando a falar sobre exclusivamente sobre a EF no Enem, sabe-se que a disputa é acirradíssima e que errar uma questão pode lhe tirar a vaga no tão sonhado curso. No formato da prova, as questões possuem o mesmo peso. Portanto, errar uma questão de física, matemática e igual a errar uma de Educação Física. Daí a sua importância cada vez maior no Enem e no Ensino Médio.

Podemos perceber que existem questões que fazem alusão direta à Educação Física (questões 96, 105, 108 e 109), contendo conteúdos e conceitos que devem ser trabalhados pela disciplina, sugerido, inclusive, pelos PCNs.





É possível identificarmos também questões que utilizam os temas 'postural corporal', 'estética' e 'saúde corporal' nas questões 124 e 134, porém as perguntas se referem à interpretação de textos e imagens. Isso vai diretamente ao encontro da proposta do Enem, uma certa interdisciplinaridade entre os conhecimentos.


Agora cabe cada escola, diversificar seu planejamento para esses alunos. Será que as escolas fazem isso?

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do professor!

À todos companheiros professores, um ótimo dia do mestre!

Que neste sábado descansemos e, acima de tudo, nos façamos refletir sobre nossa profissão em busca de melhores condições de trabalho.

Abaixo, deixo um vídeo de Eduardo Galeano que um amigo meu me enviou. Vale a pena assistí-lo para reciclarmos nossas mentes.

Até,