sábado, 21 de maio de 2011

Livro didático de Educação Física

Livro didático Educação Física - Livro didático Educação Física Estado do PR


A Secretaria de Estado da Educação do Paraná está disponibilizando gratuitamente os livros didáticos das disciplinas das escolas entre elas a da Educação Física. Os arquivos em PDF discorrem sobre os assuntos Dança, Esporte, Ginástica, Jogos, Brinquedos e Brincadeiras e Lutas.

Para fazer o download do livro clique no link abaixo:

terça-feira, 10 de maio de 2011

SABER jogar X SER um jogador

Qual a diferença entre saber jogar uma modalidade esportiva e ser um jogador? É a mesma entre o Adriano e Zico, ou a mesma entre o Ronaldinho Gaúcho e o Pelé.

O que eu quero dizer como isso? Bom, é inegável que os quatros atletas acima são ou foram grandes jogadores tecnicamente. Porém, será que todos foram bons jogadores moralmente e em termos atitudinais? Peço desculpas a alguém se não concordam com as comparações feitas acima. Porém, não quero me prender a nomes. Quem não concordar, escolha qualquer nome que lhe faça entender a diferença abordada.

Na escola, o que se vê muito são alunos querendo se mostrar habilidosos e grandes "jogadores", trazendo para dentro da aula, ranços que são vistos na televisão todo domingo à tarde ou quarta à noite. Costumo brincar que o pior dia para dar aula de educação física são nos dias seguintes a esses. Se o Neymar começar a usar uma chuteira rosa, não dá uma semana pra vários alunos aparecerem com a mesma chuteira.

Deixando o tema consumismo de lado desta discussão, o que quero colocar em pauta aqui é que mais do que saber jogar, é preciso ensinar ser um jogador, isto é, íntegro, cordial, solidário, habilidoso, protagonista, líder, agregador e que gere valores.

Para isso, usei com meus alunos uma reportagem (clique aqui) que trata da felicidade em praticar algum esporte e nos ensinamentos que uma derrota dá a alguém, seja ele o vencedor ou o perdedor.

Exercite isso também nos seus alunos.