quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Educação Física no Ensino Médio

 

Demorei mas cumpri o que tinha planejado. Já postei uma ideia, mesmo que embrionária, de um planejamento para a educação infantil, ensino fundamental I e II e agora postarei sobre o Ensino Médio.
Nesta faixa etária, logicamente, devemos sempre encará-los como alunos que possuem uma certa cognição que sejam capazes de diferenciar já o ”certo” do “errado”. É lógico que há exceções, entretanto, por mais que eles ainda façam coisas erradas, eles já têm em mente que isto é errado.
Todo o professor de educação física que leciona para este segmento com certeza deve ouvir dos alunos que querem jogar futebol e/ou voleibol. Enfim, eles estão certos. O que eu quero dizer com isso? Bem, eles estão num momento de auto-afirmação e através de jogos competitivos eles se mostram mais à turma, à escola e, assim, se ”afirmam”. Já quem não gosta e/ou não consegue um “Lugar ao sol”, não se afirma e pode ser marginalizado neste contexto.
Mas que tal estimularmos com esses assuntos de outras formas? Eles certamente sabem COMO se joga o esporte, mas será que eles sabem O QUE É o esporte e, melhor, será que eles sabem SER o jogador?
Essas questões devem ser debatidas em aula, isto é, qual a força deste esporte na sociedade, quais as mazelas encontradas nele, as atitudes positivas e negativas encontradas em quem o pratica etc.
Ex:
- Racismo no futebol
- Violência nos estádios
- Anabolizantes em prol da perfomance
- Torcidas organizadas
- Mídia e esporte
Alguém sugere outras coisas?
Além do esporte, podemos destacar questões sobre:
- Alimentação e atividade física
- Lutas
- Olimpismo
- Sistemas energéticos (anaeróbio, aeróbio…)
- Consumo e mídia
- Espaços públicos para o lazer
É válido que linguagem corporal agora cai no ENEM (vide meu post sobre isso). Neste último cairam 3 questões. Veja a prova em http://public.inep.gov.br/enem/2009/dia1_caderno1.pdf
Agora cabe a cada professor organizar seu planejamento de acordo com sua realidade, contexto e relevância social de conteúdos. Isto acima são só sugestões.
Muitos podem ler este comentário achando que teria um planejamento com um cronograma já formado e formatado. Essa não é a minha intenção. Por dois motivos: primeiro que cada professor tem sua realidade e deverá projetar da forma que achar conveniente. E segundo, não acho correto dar algo pronto. Isso seria fácil e nada educativo digamos. Temos que parar para refletir, estudar e raciocinar.

Abraços a todos.