sábado, 31 de janeiro de 2009

2009, aí vamos nós!!!

Dia 30 de janeiro. Provavelmente, o último dia de férias de muitos professores.
Pois bem, seria um tanto quanto “brochante” ficar debatendo, comentando sobre algo específico da profissão ou até mesmo vislumbrando projetos etc etc etc.
Acho melhor neste momento apenas sinalizar a todos nós que independentemente de onde você trabalhar, seja na rede pública ou privada, ganhando bem ou mal, este ano tem uma única coisa igual a todos os outros anos: mudança. A cada ano que passa, deve renascer em nós a possibilidade de mudança, a vontade de  (re)criar alternativas possíveis para aflorar nos próximos tudo de positivo e bondoso que há nesse mundo.
As atitudes valem muito. E, acreditem, valem mais que os conceitos, embora nos tentem nos convencer do contrários…
Por isso, deixo aí um vídeoclipe como reflexão aí embaixo. Já disse uma vez e repito. Não quero parecer elitizado, teórico nem utópico. Por isso, tento demonstrar isso através das minhas palavras, vocabulários, assuntos e, por que não através de um vídeo de uma banda nova e informal (assim como eu).
Não quero me prender a formalidades, mas, sim, em consciência. E na minha opinião para isso ocorrer deve-se haver um diálogo bem simples, quase próximo ao senso comum. E essa música me demonstrou isso: pensamento positivo, otimismo, respeito, paz.
Desejo a todos muito trabalho, luz, serenidade e criatividade!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Planejamento

Este blog começou no início do ano. Sendo assim, nada mais coerente do que iniciar os debates e as conversas falando sobre o planejamento anual que irá orientar cada professor ao longo do ano.
Pois bem, sou a favor de planejamentos! Principalmente, se estamos tratando de uma disciplina como a educação física que não possui uma diretriz que sistematiza os seus conteúdos, não possui livros didáticos etc. Se esta sistematização é boa ou ruim, não entrarei no mérito (pelo menos, neste momento…).
O que eu quero mostrar é que por anos e anos a Educação Física ficou “solta”, sem nenhuma orientação pedagógica. Diversas vertentes foram sendo criadas nesse bojo, sendo que nenhuma chegava a uma conclusão de fato. Talvez isso, tenha ocorrido pela imensidão que a educação física é (que bom!).
Isso é culpa de todos: de nós professores, das universidades (muitas vezes antiquadas), do nossos professores, da instituição escolar que não via (ou vê) a disciplina de forma relevante , da mídia e etc.
Sendo assim, qualquer professor que se preze deve fazer um planejamento que o oriente ao longo de suas aulas. Logicamente, ele pode mudar durante a jornada, mas pelo menos a espinha dorsal está pronta. Mas como fazê-lo?
Diversos pontos devem ser levados em consideração. Vejamos:
  1. Sugiro começar inicialmente analisando a escola na qual você está inserida, isto é, região urbana ou rural? Comunidade pobre ou elitizada? Escola laica ou católica? Ano dividido em bimestres ou trimestres? Muita ou pouca infra-estrutura? Turmas pequenas ou grandes? E por aí vai.
  2. Ele deve ir ao encontro do projeto político-pedagógico da escola.
  3. É interessante haver uma reunião pedagógica com toso os professores daquela série.
  4. Reunir-se também com os demais professores de educação física da escola (se houver).
  5. Ouvir seus alunos! Afinal, os maiores interessados nesse planejamento são eles.
Após ter levado esses pontos em consideração, o professor tem que estipular seus objetivos gerais e específicos. O primeiro trata-se de algo que você pretende alcançar num espaço longo, ao final de um bimestre, por exemplo. Já o segundo, trata-se de algo que você quer para o fim de uma aula, devendo ser mais simples.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Por quê fazer um blog?

Olá a todos,

Hoje, dia 23 de janeiro de 2009, ainda meio sem ritmo, confesso, entrei na Internet para procurar inspiração que me fizesse já a pensar neste ano escolar que se inicia. Afinal, como todo e bom professor, busco fazer um planejamento anual no qual irei ministrar minhas aulas.
Este ano será a primeira vez na minha carreira que darei aulas extracurriculares de Handebol. Admito que não sou um dos melhores praticantes de handebol e nunca tive interesse neste esporte desde criança. Enfim, aceitei o desafio feliz e contente e fui à luta.
Fui buscar informações didático-pedagógicas a respeito do tema. Não queria nada voltado para o alto rendimento, mas, sim, algo relacionado ao esporte educacional, ao Handebol como instrumento pedagógico.
Logo de cara no Google, achei o site “Pedagogia do Handebol” (http://pedagogiadohandebol.wordpress.com). Percebi que este era feito por um professor assim como eu, de forma bem simples, com temas bem simples e muito enriquecedores. E, não sei porquê, despertei sobre a idéia em fazer também um site que eu pudesse ao mesmo tempo, divulgar, orientar, interagir, desabafar e passar adiante o conhecimento que possuo e busco ter. Sem me preocupar com formalidades, teorias milaborantes e retóricas que, na minha opinião, recheiam os livros sobre Educação Física Escolar.
Sinceramente, nem sei se alguém entrará neste site e sequer lerá estes comentários. Talvez, será que é muita pretensão da minha parte achar que irei contribuir com a educação física através disto?
Sendo assim, eu deixo esse espaço como um canal de comunicação para que todos os professores de educação física possam conversar sobre nossa profissão. O assunto? Você escolhe.